» » Modernização de rádios: saiba o que tem sido feito para os ouvintes


A tecnologia e a internet transformaram a forma como os meios de comunicação lidam com o público. Diante desse processo, os veículos que não se adequam a esse novo cenário acabam ficando para trás e caindo no esquecimento. Nesse sentido, vale destacar a importância da modernização de rádios.
Apesar de ser um meio de comunicação tradicional e que faz parte da vida de muitos brasileiros, as rádios precisam cada vez mais criar estratégias para fidelizar e atrair a audiência dos ouvintes. Caso contrário, perderão esse público para outros canais de contato.
Então, preparamos este post com o objetivo de mostrar a você o que as rádios têm feito para se modernizar e prender a atenção do público. Sintonize a sua leitura e confira!
Presença digital
Muitas pessoas acreditavam que a era digital e a internet atrapalhariam de forma significativa as rádios. No entanto, o ambiente online trouxe novas oportunidades para essas empresas.
Um grande exemplo é a 89 FM, a Rádio Rock de São Paulo, que há mais de 13 anos marca presença no digital e acompanha de perto as mudança nos hábitos de mídia dos consumidores.
Atualmente, a rádio tem presença cativa no ambiente online, com vários seguidores nas redes sociais, site próprio e transmissão via internet. Tudo isso contribui para que a empresa se aproxime mais dos ouvintes, possibilitando a interação do público por meio de pedidos de músicas, participação em promoções e diversas outras ações.
A Rádio Rock também possui uma equipe preparada e ligada nas novidades, além de pesquisas do Ibope, que contam a audiência da empresa pela internet. Essa modernização só leva experiências positivas para os ouvintes.
Automação de processos
Além de estarem mais conectadas ao mundo virtual, as rádios começaram a sentir a necessidade de automatizar a sua gestão e processos, com o objetivo de trazer melhorias internas e que possam ser refletidas em mais qualidade para os ouvintes.
Dois exemplos são a Rádio Caxias, no Rio Grande do Sul, e a Rádio Nova FM 103.1, em Santa Catarina, que passaram a utilizar soluções de automação e gestão em seus negócios.
Isso possibilitou inúmeros benefícios para as emissoras, dentre eles a criação de parâmetros para desenvolver programações especiais para o público, maior auxílio no gerenciamento da programação e da distribuição de comerciais, além da facilidade na geração de relatórios e pesquisas em todas as áreas da empresa.
Ainda falando do poder da tecnologia para aproximar as rádios dos ouvintes, a Rádio Nova FM 103.1 adquiriu um aplicativo mobile, possibilitando que o público tenha a emissora na palma da mão, acessível com apenas um toque. Muito interessante, não?
Convergência de conteúdo
Diante desse cenário e dos exemplos apresentados, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Emissoras de Radiodifusão (Abert) comprova como a convergência digital atrai as rádios, pois 91% das emissoras brasileiras possuem site próprio e 84% transmite sua programação pela internet.
Esses dados mostram que as rádios têm procurado se adaptar à nova realidade, utilizando o ambiente online como parte complementar e essencial dos seus negócios. Dessa maneira, além de garantir uma maior aproximação e fidelização do público, essas empresas garantem crescimento e expansão em um mercado desafiador e competitivo.
E então, percebeu como a tecnologia pode e vai transformar cada vez mais a forma como as rádios se comunicam com o público? Para continuarem vivas no mercado e conquistarem ainda mais ouvintes, é necessário se mexer e estar sempre por dentro das novidades. Investir em tecnologia e internet é um caminho de sucesso para as rádios brasileiras.
Fonte: Portal Teletronix | AERP

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta