A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal vai realizar uma audiência pública para discutir a situação atual das Rádios Comunitárias no Brasil. A reunião será no dia 27, a partir das 8h30, no auditório 3 do Senado Federal. A indicação foi feita pelo senador Hélio José (PMDB-DF) e aprovada pela Comissão.
Esta será a primeira vez que o Senado Federal estará abrindo as portas para debater a realidade das rádios comunitárias. A reunião é uma oportunidade ao setor de apresentar reivindicações para o parlamento brasileiro, sobretudo neste momento que as RadComs vêm se mobilizando rumo à alteração da Lei 9.612/98.
O coordenador executivo da Abraço Nacional (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária) Geremias dos Santos ressalta que é importante a participação de todos os dirigentes das rádios comunitárias espalhadas pelo país. “Temos que fazer uma grande caravana representativa (dirigentes de todos os estados) para que possamos demonstrar que estamos unidos e imbuídos no mesmo proposito que é a mudança da legislação de radiodifusão comunitária principalmente relacionada ao financiamento público, mais frequências por municípios, formação de rede e aumento da potência dos transmissores”, afirma o dirigente.
Na mesma data, de 27 a 29 de abril acontece a Assembleia Extraordinária da Abraço no Paranoá (DF), com o objetivo de debater assuntos relacionados a entidade. “Esperamos que todos adquiram suas passagens para que possamos ter um grande número de dirigentes presentes e fazermos um debate qualificado”, convoca o coordenador.