segunda-feira, 26 de junho de 2017

Mutirão realiza em Julho mudança de faixa de emissoras de rádio em MT


Em mutirão emissoras de diversos estados assinaram termos de adaptação das outorgas para mudar de faixa, migração de rádios AM para FM, nesta sexta-feira (23).  
Ao todo, 244 veículos manifestaram interesse ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em mudar de faixa.
Segundo a pasta, 550 emissoras já completaram o processo de migração. Das 1.781 rádios AM do País, quase 1.500 solicitaram a mudança.
Nesta primeira etapa, cerca de 960 veículos poderão operar na faixa atual de FM, de 88 Mega-hertz (MHz) a 108 MHz. As demais candidatas terão de esperar a conclusão do processo de digitalização da TV, que vai liberar espaço para todas as entidades.
"Neste ano, a gente vive a consolidação dessas conquistas, seja junto às televisões, seja junto às rádios, mas também numa parceria muito expressiva com as operadoras de telecomunicações", disse o ministro da pasta, Gilberto Kassab. 
Para o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Tonet, a força-tarefa de migração das rádios é revolucionária. "Estamos concluindo um processo que vem de muito tempo, algo extremamente trabalhoso", comentou. 
Outros mutirões
Os mutirões irão ocorrer ainda em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no dia 21 de Julho, na Paraíba, em 30 de junho e no Ceará, em 3 de julho.
A força-tarefa já havia passado por Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e Paraná.
A mudança de faixa é uma reivindicação das emissoras AM de todo o País, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, da audiência e do faturamento. Ao migrar a operação, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, e modernizar o serviço.
Em cada mutirão promovido pelo MCTIC, são assinados os termos aditivos de adaptação das outorgas, um dos últimos passos do processo para a mudança. Depois disso, as rádios devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão (Serad) e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência.
FONTE: 24 HORAS NEWS
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta