» » 21 de setembro e 7 de novembro: Dia do Radialista comemorado em duas datas





A história do Dia do Radialista teve início em 1943, no Governo Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma Lei com a qual fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria.

Consta que numa reunião realizada na Rádio Nacional teria sido decidida a escolha da data do referido decreto Lei, 21 de setembro, como referência para se comemorar o Dia do Radialista. 

Muitos sindicatos de radialistas e profissionais do setor no Brasil continuam reverenciando a data de 21 de setembro, como Dia do Radialista, porém a Lei Nº 11.327, de 24 de julho de 2006, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alterou a data de comemoração oficial da categoria, passando para 7 de novembro. 

Com a mudança imposta pela lei federal em 2006, os radialistas passaram a ter duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio (25 de setembro) e Dia Mundial do Rádio (13 de fevereiro). O 21 de setembro tornou-se uma data simbólica e 7 de novembro é a oficial. 

A mudança aconteceu em homenagem a data natalícia do músico e radialista Ary Barroso, que nasceu em 07 de novembro de 1903 em Ubá - MG 

Atualmente seguimos com essas duas datas para comemorarmos em dobro, 21 de setembro a primeira data, e 07 de novembro a oficial. É muito amor pelo rádio que não da para comemorar em um dia só! Viva o rádio, viva o radialista e viva os loucos por rádio!



Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta