Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media, realizada entre maio e julho de 2017, aponta que o tempo médio diário dedicado pelo brasileiro à atividade de ouvir rádio é de 4 horas e 40 minutos. Ainda segundo o Ibope, 35% dos ouvintes declararam ouvir rádio quando precisam de uma atualização rápida das notícias. Além disso, 32% disseram prestar atenção sempre ou quase sempre à publicidade veiculada no meio – de janeiro a julho deste ano, foram ao ar mais de 3 milhões de inserções publicitárias.
“Hoje com a correria do dia a dia e a quantidade infinita de informações em todas as mídias, o rádio se tornou mais forte ainda, se aliando com as novas tendências, com as redes sociais, os portais de notícias, com o novo jornalismo. Por isso ele continua sendo uma fonte importante de informação e prestação de serviço, pois o rádio além de fazer companhia para o ouvinte, informa desde o factual, passando pela promoção do mercado, da loja de eletro, até o show musical. Sendo, assim, o veículo de comunicação que melhor se adequa as nossas vidas”, opina o coordenador artístico do Grupo RCN de Comunicação, Fernando Moraes.
Em Três Lagoas, o Grupo RCN tem duas rádios: a Cultura FM e a Band FM, líder de audiência na cidade. A Band, inclusive, foi destaque na pesquisa da Kantar IBOPE Media, que apontou que a emissora alcançou 280 mil ouvintes por minuto durante o horário comercial, no período das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira na Grande São Paulo.
“A programação musical, as promoções, o formato de comunicação, tudo isso é padronizado. A programação que é líder em São Paulo, é líder aqui também”, explica Fernando.
A pesquisa aponta ainda que 52 milhões de pessoas escutam rádio em 13 regiões metropolitanas no Brasil, sendo 52% mulheres e 48% homens. O pico de consumo do meio ocorre entre 10h e 11h da manhã, quando o rádio alcança 37 milhões de pessoas diferentes em um intervalo de 30 dias. O alcance é maior entre a população jovem. De acordo com o levantamento, 91% dos entrevistados entre 15 e 19 anos declararam ouvir rádio por ao menos um minuto nos últimos 30 dias. Este alcance é de 90% entre as pessoas de 20 a 34 anos e de 90% entre os 35 e 49 anos.
FONTE: JP NEWS