A relação entre o meio rádio e os esportes será o tema abordado pela UNESCO neste ano para celebrar o Dia Mundial do Rádio, comemorado anualmente em 13 de fevereiro desde 2011. O tema ganha relevância ainda maior em um ano que será marcado por grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo 2018.
Assim como nas edições anteriores, para comemorar a data e unir as emissoras de rádio do mundo todo, a UNESCO está incentivando a promoção de atividades e eventos que podem ser cadastrados no site desenvolvido para a ocasião.
“Como esperamos por um ano repleto de eventos esportivos importantes, que têm a capacidade de unir os corações e as mentes das pessoas em todos os lugares, pedimos a todas as estações de rádio do mundo que mostrem a beleza dos esportes em toda a sua diversidade. Vamos celebrar, de maneira igualitária, tanto os eventos esportivos masculinos como os femininos”, diz o comunicado da Unesco.
Visite o site oficial www.diamundialradio.org, cadastre o evento de sua emissora e faça parte desta festa mundial.
Diversidade, igualdade e paz
A campanha da Unesco neste ano também coloca o rádio e o esporte como promotores da diversidade, igualdade e paz na sociedade. Com esse entendimento, a organização apresenta várias sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas para celebrar a data:
- Organize e transmita um evento esportivo cultural.
- Ofereça o microfone a uma mulher radialista.
- Dê destaque a esportes femininos e mistos.
- Apresente um programa de rádio com o tema “gênero e esportes”.
- Crie um programa de rádio sobre os esportes pela paz.
- Especial “Momentos esportivos históricos”.
- Crie uma seleção de músicas esportivas.
- Envolva suas redes e seus parceiros.
- Organize uma retransmissão de rádio.
- Compartilhe o conteúdo do Dia Mundial do Rádio UNESCO.
FONTE: AERP