Ao receber a notícia de que morreria em pouco tempo, a apresentadora de rádio da BBC Rachel Bland decidiu se despedir do público nas redes sociais. A locutora de 40 anos foi diagnosticada com câncer de mama em novembro de 2016 e, menos de dois anos depois, foi informada de que não teria como curar a doença.
"Nas palavras do lendário Frank Sinatra, temo que o momento tenha chegado. E repentinamente", tuitou Bland, na segunda. "Me disseram que tenho dias (de vida). É muito surreal. Muito obrigada a todos pelo apoio que tenho recebido."
In the words of the legendary Frank S - I’m afraid the time has come my friends. And suddenly. I’m told I’ve only got days. It’s very surreal. Thank you so much for all the support I’ve received. Debs and lozz will continue with the #youmebigc podcast. Au revoir my friends. 💋💋 pic.twitter.com/DhMurbqMJz— Rachael Bland (@Rachael_Hodges) 3 de setembro de 2018
Bland, que vive em Cheshire, no Reino Unido, soube em maio que seu câncer era incurável e que sua última esperança era participar de um estudo clínico, que poderia lhe abrir possibilidade para um tratamento alternativo.
Em agosto, contudo, um exame mostrou que a doença havia entrado em fase metastática - ou seja, havia se espalhado pelo corpo.
Rachel Bland e o marido, Steve bland (Foto: Rachel Bland/ BBC)
O podcast que fala sobre câncer com franqueza e bom humor
Bland é apresentadora do podcast You, me and Big C (Eu, você e o Grande C, em que "C" significa câncer), juntamente com Deborah James e Lauran Mahon.
James e Mahon também passaram por tratamento contra o câncer. O podcast falava sobre a temida doença, a partir da experiência pessoal das apresentadoras, com franqueza e muito bom humor.
Em um dos capítulos, Bland lembrou o momento em que a chamaram em maio para dizer que o câncer não tinha cura.
Em um tuíte na segunda, Bland escreveu: "Debs e Lozz continuarão o podcast #youmebigc".
"Au revoir (adeus, em francês), meus amigos", acrescentou.
Despedidas
Bland também é autora do blog Big C. Little Me e apresentadora na BBC há mais de 15 anos.
Victoria Derbyshire, apresentadora de um programa na BBC que leva seu nome, também foi diagnosticada com câncer de mama em 2015.
"Coragem, graça, alegria, essa é você. Você é incrível", disse ela a Bland pelo Twitter.
Corrida contra o tempo
A apresentadora disse ao jornal britânico The Sunday Telegraph em agosto que não tinha medo de morrer e que estava em uma "corrida contra o tempo" para escrever memórias para o filho.
Bland quer deixar ao menino "todas as histórias e conselhos que teria dado, mas que não poderá fazê-lo pessoalmente".
Ela contou que escrever o livro a estava fazendo rir e chorar. O livro Para Freddie será, segundo a apresentadora, uma "carta de amor para meu lindo filho, que espero que possa eternizar o meu amor por ele".
ATUALIZANDO
Our beautiful, courageous Rachael died peacefully this morning surrounded by her close family. We are crushed but she would want me to thank everyone who took an interest in her story or sent messages of support. You’ll never know how much they meant to her. Steve and Freddie xxx pic.twitter.com/soq7YHvF9u— Rachael Bland (@Rachael_Hodges) 5 de setembro de 2018