No mundo das redes sociais, as fake news prosperam. De acordo com um estudo realizado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), nos Estados Unidos, informações falsas têm 70% mais chances de viralizar do que notícias verdadeiras. Pensando nisso, um grupo de empresas e veículos de comunicação criou o projeto “Jornalismo em Movimento – Combate às Fake News”, para alertar a população sobre o perigo das notícias falsas.
Uma carreta de cerca de quinze metros de comprimento passará pela capital paulista e outras quatro regiões (Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e São Bernardo do Campo) entre 6 de novembro de 16 de dezembro. Dentro do caminhão, as pessoas poderão ver a rapidez com que as notícias falsas se propagam e suas consequências. O público ainda poderá participar de jogos com enigmas jornalísticos valendo pontuações.Jornalistas e especialistas na checagem de conteúdos ficarão à disposição para esclarecer dúvidas da população.
Entre os temas que serão debatidos, está “Mitos e Verdades sobre Raul Seixas”, no dia 10 de novembro, das 16h às 17h. As rádios Bandeirantes e BandNews FM transmitirão alguns programas ao vivo de dentro da carreta. “O objetivo desta ação é facilitar o acesso à informação de qualidade, estimulando o público a refletir sobre a forma como recebe, absorve e compartilha uma notícia, criando um maior senso crítico e engajamento na sociedade”, afirma Leandro Siqueira, responsável pela Comunicação do projeto.
O “Jornalismo em Movimento – Combate às Fake News” foi criado pela DeMello Consultoria, Truckvan e Grupo Band Rádios e conta com o apoio da ABERT.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 19h
6 A 11 DE NOVEMBRO
Cidade: Guarulhos
Local: Parque Bosque Maia
13 A 18 DE NOVEMBRO
Cidade: Osasco
Local: Terminal de Trem – Estação Osasco
20 A 25 DE NOVEMBRO
Cidade: Taboão da Serra
Local: Praça Nicola Vivilechio
27 DE NOVEMBRO A 2 DE DEZEMBRO
Cidade: São Bernardo
Local: Praça da Matriz
4 A 16 DE DEZEMBRO (não haverá ação na segunda-feira, dia 10/12)
Cidade: São Paulo
Local: Largo da Batata
FONTE: ABERT