O Kantar Ibope Media divulgou mais uma pesquisa que mostra que os departamentos de marketing deverão investir mais em vídeo online, redes sociais, podcasts, programática em TV e display online. Os profissionais informaram ainda que o montante de investimento continuará no patamar de 49% para o Rádio, que supera o investido na TV aberta (46%).
Os dados que foram divulgados no site Meio & Mensagem são de um estudo realizado pela Kantar. A empresa ouviu 486 executivos entre junho e agosto deste ano. Os profissionais afirmaram, ainda, que o montante permanecerá igual em pontos de venda (54%), outdoors (50%), Rádio (49%), TV Tradicional (46%) e cinema (51%); e diminuirá em jornais (66%) e revistas (70%).
Ainda segundo as informações, 90% dos executivos de marketing afirmaram já usar compra de mídia programática. Desses, 32% deles acham que não segmentam com êxito sua audiência. As agências, por outro lado, apontam uma taxa de confiança na assertividade de 87%.
Compra de mídia
O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) ampliou o painel das agências participantes do Cenp-Meios, projeto que visa mapear o investimento em mídia no mercado brasileiro. De 78 agências que participaram no ano passado, 2019 contou com a participação de 214 agências de publicidade. Com isso, o valor investido em mídia no 1º trimestre alcançou R$ 3,8 bi.
O Cenp coletou as informações de compra de mídia de todas essas agências e, na quinta-feira passada (17), divulgou o painel relativo à compra de mídia no Brasil no primeiro trimestre do ano. De acordo com os dados do Cenp-Meios, os investimentos feitos nos veículos de comunicação nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2019 totalizaram R$ 3.792,174 bilhões.
Pela diferença da amostra de agências participantes – e pelo fato de o Cenp-Meios não ter fornecido uma análise do primeiro trimestre de 2018, não há como fazer um comparativo direto entre o volume de compra de mídia do primeiro três meses de 2019 com o mesmo período do ano anterior.
De acordo com o levantamento, o meio Rádio ficou com 4,6% desse bolo que foi investido no primeiro trimestre deste ano. Jornal (2,6%); Revista (0.8%) e Cinema (0,3%) também receberam investimentos. A TV ficou com 54,7% do investimento.
Fonte: tudoradio.com, com informações do Meio & Mensagem | Aerp