O rádio é um meio poderoso para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade e constitui uma plataforma para o discurso democrático. Globalmente, o rádio continua a ser o meio mais consumido. Esta capacidade única de alcançar a mais ampla audiência significa que o rádio pode moldar a experiência da diversidade de uma sociedade, sendo um palco para todas as vozes serem expressas, representadas e ouvidas. As estações de rádio devem servir diversas comunidades, oferecendo uma grande variedade de programas, pontos de vista e conteúdos, e refletir a diversidade de audiências em suas organizações e operações.
A relação entre o meio rádio e a diversidade é o tema abordado pela UNESCO neste ano para celebrar o Dia Mundial do Rádio, comemorado anualmente em 13 de fevereiro desde 2011.
O coordenador do setor de comunicação e informação da Unesco, Adauto Cândido Soares, explicou a importância da data. “A ONU festeja todo ano a data 13 de fevereiro com o objetivo de chamar atenção da população do mundo para a importância do rádio como uma mídia mais democrática, mais próxima de todas as pessoas, de todas as classes sociais, de todas as nações”, afirma.
A temática proposta pela UNESCO é a diversidade em todas as suas manifestações: cultural, de gênero, de idades, nacionalidades, etc.
Esta edição do Dia Mundial da Rádio está dividida em três subtemas principais :
Defenda o pluralismo no rádio , para que haja uma combinação de mídia pública, privada e comunitária.
Incentive a representação na redação , onde as equipes são compostas por vários grupos da sociedade.
Promova a diversidade de conteúdo editorial e tipos de programas para refletir a variedade de públicos.
Para saber mais acesse: https://es.unesco.org/commemorations/worldradioday
FONTE: AERP