» » Amazon quer reviver experiência de rádio online com novo app no estilo Clubhouse


As salas de áudio no estilo Clubhouse aparentemente vieram para ficar e foram replicadas em várias plataformas de comunicação e redes sociais — Espaços do Twitter, Facebook, Telegram e Discord foram alguns apps que seguiram a onda. Nesta terça-feira (26), foi a Amazon quem anunciou que logo entrará nessa festa, em um aplicativo que, basicamente, reinventa o rádio online.

Dentro dos escritórios da Amazon, o aplicativo é conhecido como “Project Mic” (e talvez esse não seja seu nome final, vale ressaltar). A proposta dele é criar salas de áudio, mas dando aos locutores e ao anfitrião a capacidade de intercalar as conversas com músicas, num modelo bem parecido com uma estação de rádio convencional, descreveu o site The Verge.

A plataforma seria amplamente integrada ao ecossistema da Amazon, ou seja, estaria disponível para ouvintes a partir do próprio app ou pelos programas Amazon Music, Audible, Twitch e dispositivos equipados com a assistente virtual Alexa (com quem poderiam interagir somente com a voz). O aplicativo também seria adaptado para reproduzir as estações enquanto dirige.

As músicas disponíveis para os criadores serão puxadas do catálogo já existente da Amazon, então não será permitido tocar de tudo. No novo app, usuários teriam acessos aos programas mais escutados e às estações prediletas, entre outros — exemplos citados pelo site foram os canais #NBA e #hot100.

Rádios online mais vivas do que nunca

Para impulsionar o serviço, a Amazon planeja recrutar criadores de conteúdo e celebridades para alimentar a plataforma e incentivar o uso. Músicas serão o principal foco da plataforma, mas cultura pop, comédia e programas esportivos também serão abraçados pelo app.

Ideias parecidas com o rádio tradicional já são exploradas de diferentes formas no Spotify e no Apple Music. No serviço de streaming da Maçã, por exemplo, a ideia é ter estações disponíveis 24 horas por dia, com programações variadas acessíveis de qualquer lugar do mundo; no Spotify, porém, o conceito é explorado dentro de playlists, numa mistura entre podcasts e música.

No caso da Amazon, dependeria somente do interesse do criador para que um programa fosse estendido por um dia inteiro, segundo relatos de quem está inteirado do tema. Então, um programa poderia ser somente um papo rápido recheado de músicas ou uma conversa mais longa, com assuntos diversos, e filas de reprodução inteiras.

O serviço da Amazon ainda não tem data de lançamento, mas será lançado exclusivamente nos Estados Unidos no primeiro momento. Não há detalhes sobre preços de assinaturas para o serviço.

Fonte: The Verge

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta