segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Marca Rádio Globo completou 78 anos desde seu lançamento




A marca Rádio Globo completou 78 anos na última sexta-feira (2). Atualmente operando como Rádio Globo FM 98.1 do Rio de Janeiro, a marca já teve uma das maiores redes do país e passou por diversas mudanças nos últimos. Hoje ela faz parte do Sistema Globo de Rádio, que é responsável também pela BH FM 102.1 de Belo Horizonte e pela Rede CBN, liderada pela CBN FM 90.5 de São Paulo e CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro.

A Rádio Globo foi idealizada e fundada por Roberto Marinho. O principal veículo do grupo era a emissora carioca, fundada em 1944. Parte de sua programação foi gerada, posteriormente, pela emissora paulistana do Grupo Globo, fundada em 1952 por Victor Costa como Rádio Nacional de São Paulo e adquirida por Roberto Marinho.

Na década de 1950, a emissora trazia aos seus estúdios grandes nomes da música brasileira. Um dos principais programas da Rádio Globo foi o Repórter Esso, que começou a ser exibido nas ondas do veículo na década de 1960 até 1968. Nessa década, o rádio AM passou a ganhar suas características atuais, abandonando o formato de programas de auditório e introduzindo os locutores comunicativos e populares.

Até 1991, a programação da Rádio Globo era basicamente composta por programas jornalísticos e transmissões esportivas, além de outros gêneros de programas. Com a criação da CBN no mesmo ano, a Rádio Globo passou a assumir um caráter mais eclético e popular, com programas voltados para a prestação de serviços e entretenimento em geral.

Mudança de perfil

Após operando no dial AM paulistano e liderando a audiência por vários anos, a Rádio Globo estreou em FM na capital paulista no dia 23 de junho de 2017, transmitindo sua grande 94.1 FM. Em julho de 2019, a Rádio Globo iniciou uma nova fase, projeto que teve a sua linha alterada para o perfil popular/hits.

Em setembro de 2018, o Sistema Globo de Rádio promoveu a derrubada da torre que sustentava as antenas da Rádio Globo AM 1220 e CBN AM 860 do Rio de Janeiro. Conforme publicado pelo tudoradio.com na época, o SGR havia ‘desligado” as duas tradicionais frequências devido ao alto custo de manutenção. Apenas a Rádio Globo AM 1100 de São Paulo permaneceu no ar.

Após um ano e meio, Sistema Globo de Rádio encerrou em definitivo as transmissões da Rádio Globo AM 1100 em fevereiro de 2020. O transmissor da emissora AM que foi líder de audiência durante vários anos na capital paulista foi desligado à meia-noite do dia 10 daquele mês. Desde então, a Rádio Globo manteve sua programação sendo transmitida em 94.1 FM.

Três meses depois, em maio de 2020, a Rádio Globo encerrou também suas operações em 94.1 FM de São Paulo, deixando de operar definitivamente na capital paulista. Com o encerramento em 94.1 FM, a Rádio Globo passou a ter sua operação totalmente voltada ao mercado do Rio de Janeiro, através da Rádio Globo FM 98.1. Na ocasião, a emissora reforçou seu reposicionamento voltado ao mercado carioca, retomando as suas origens.

Desde então, a marca Rádio Globo opera somente no dial FM do Rio de Janeiro, onde tem apresentando uma progressiva alta no volume de audiência e principalmente no total de ouvintes únicos, onde já conta com o quarto maior valor do mercado carioca. Conforme a última atualização de audiência da Kantar IBOPE Media (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2022), a emissora segue isolada na sexta colocação geral nos principais períodos da pesquisa e também segue dona do quarto maior alcance do rádio carioca. A estação está próxima do corte dos 2 milhões no total de ouvintes únicos alcançados em 30 dias.


Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta