Continua na casa dos 89% da população do Reino Unido que declara ouvir rádio semanalmente, segundo a última atualização da pesquisa RAJAR Audio Measurement, relacionada ao último trimestre de 2022. Em resumo: o consumo de rádio está estável, em patamar elevado, com cerca de 49.7 milhões de pessoas ouvindo as emissoras semanalmente. As diferenças para as últimas medições estão nos recortes: mais pessoas utilizam as smart speakers para ouvir rádio no Reino Unido e as estações comerciais seguem avançando em audiência na comparação com as emissoras públicas. Acompanhe:
Entre todas as formas de se ouvir rádio no Reino Unido, o formato digital é o que detém a maior parcela da audiência. E o formato líder é o DAB, tecnologia de rádio digital via ondas terrestres, que representa 39% do total, contra 33% do FM/AM analógico e 24% do on-line (via streaming de áudio). As smart speakers como Amazon Alexa e Google Home já representam 14% do total das escutas de rádio no Reino Unido, parcela que está em ascensão. E vale recordar que a primeira vez que o DAB+ superou o AM/FM analógico em consumo foi na medição relacionada ao último trimestre de 2019.
Entre os dispositivos digitais, o receptor DAB é responsável por 58% do total de horas dedicadas ao rádio, seguido de 20% das smart-speakers e 16% de portais de internet e aplicativos. Receptores de TV digital também foram usados para ouvir rádio, totalizando 6% da divisão entre todos os formatos digitais.
Ainda sobre smart speakers, aumentou consideravelmente o número de proprietários desses dispositivos que afirmam usar os aparelhos para ouvir rádio. Hoje 64% desse público diz utilizar esse equipamento para acompanhar suas emissoras preferidas, contra 53% da medição passada. E 32% fazem isso diariamente (contra 22% do levantamento passado).
No Reino Unido a maior parcela de audiência está nas residências, com 64% da população ouvindo rádio em suas casas. Na sequência, 59% dizem ouvir rádio no carro, van, entre outros meios de transportes e 19% no trabalho/outros locais.
Movimentação do mercado
A imprensa britânica repercutiu alguns comportamentos importantes da medição de audiência, como o fato das emissoras de rádio comerciais seguirem acumulando mais audiência do que as estações públicas que estão no guarda-chuva da BBC, fato histórico que tem se renovado nas últimas três medições. Hoje as estações comerciais atraem 38,1 milhões de pessoas em comparação com 33 milhões de ouvintes que ouvem a BBC Radio ao vivo todas as semanas.
Entre os grupos de rádios comerciais, a Global continua sendo a maior operadora de estações, com um recorde de 26,3 milhões de ouvintes, enquanto a Bauer também obteve seu próprio recorde de 21,6 milhões neste trimestre.
O portal britânico RadioToday também detalhou o tamanho do alcance semanal das principais estações do Reino Unido. Considerando o maior mercado de lá, Londres, o top 5 em alcance das rádios comerciais segundo a Rajar é liderado pela Heart. Veja:
1 - Heart - 1.8 milhão de ouvintes semanais
2 - Capital - 1.6 milhão
3 - LBC - 1.4 milhão
4 - Magic - 1.3 milhão
5 - Greatest Hits Radio - 937 mil
Já o top 10, que adiciona as emissoras públicas da BBC e marcas com grade nacional, considerando a praça de Londres, tem a seguinte configuração:
1- BBC Radio 4 - 2.5 milhões de ouvintes semanais
2 - BBC Radio 2 - 2.3 milhões
3 - Heart - 1.8 milhão
4 - Capital - 1.6 milhão
5 - LBC - 1.4 milhão
6 - BBC Radio 1 - 1.4 milhão
7 - BBC Radio 5 Live - 1.3 milhão
8 - Magic - 1.3 milhão
9 - Classic FM - 1.2 milhão
10 - Greatest Hits Radio - 937 mil
Os dados da RAJAR (Radio Joint Audience Research) são relacionados ao quarto trimestre de 2022 e consideram pessoas com 15 anos ou mais, residentes no Reino Unido. Veja o infográfico completo no final desta matéria.
FONTE: TUDORADIO.COM