» » Exposições temáticas contam a história do rádio e mostram para as crianças a importância deste meio de comunicação




Na área dos celulares, tablets e streamings, o bom e velho rádio muitas vezes acaba nem recebendo tanta atenção das crianças. Pois bem, esse equipamento de comunicação, que é um dos mais antigos do Brasil, está presente em duas novas exposições gratuitas do Museu da Imagem e do Som: "Padre Landell: o homem que inventou o futuro" e "Rádio no Brasil".

Como são as exposições?

Para as crianças mergulharem no universo da comunicação, a exposição "Rádio no Brasil" apresenta uma linha do tempo interativa, com fotos e um aplicativo com conteúdos como depoimentos feitos especialmente para a mostra.

Além disso, a exposição, que tem parceria de AESP, Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Museu Brasileiro de Rádio e Televisão, contará com rádios de diferentes décadas, programas de notícias e de humor, transmissões de partidas de futebol antigas e radionovelas.

Já a mostra "Padre Landell: o homem que inventou o futuro" aborda, em parceria com o Instituto de Física da USP, a história do brasileiro considerado o inventor do rádio.

Nela, há uma instalação interativa, onde são feitos experimentos para ilustrar as descobertas de físicos e inventores que contribuíram para o rádio evoluir durante a história.

Com curadoria da pesquisadora Helena Tassara e do biógrafo Hamilton de Almeida, o ponto alto da exposição será o transmissor de ondas, feito em tamanho real, pelo colecionador Marco Aurélio Cardoso de Moura, com base nos escritos de Landell.

A mostra terá outras atrações como esquemas e estudos preliminares dos experimentos e diários originais de Landell, além de documentos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

A visitação é gratuita e ocorre de terça a sexta-feira, das 11h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

FONTE: PORTAL TERRA


 

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta