quarta-feira, 26 de abril de 2023

Rádios universitárias paulistas consolidam parceria na troca de conteúdos


 

Representantes das rádios da Universidade de São Paulo (campus São Paulo e Ribeirão Preto), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que sediou o evento, se reuniram para o primeiro Encontro de Emissoras Parceiras.

Há quase dois anos, os veículos públicos compartilham conteúdos informativos, otimizando a divulgação de pesquisas, cursos e atividades de extensão das instituições envolvidas. “É a primeira vez que a gente faz uma reunião presencial com todas as rádios envolvidas nesse projeto e a ideia é, realmente, consolidar essa parceria para poder divulgar tudo o que é produzido, toda a ciência desenvolvida em cada um dos campi das universidades paulistas e também da UFSCar”, explicou Alessandra Kuba, jornalista da Rádio UFSCar.

Liene Castro – Foto: Rádio Unesp

No encontro, os representantes das emissoras de rádio apresentaram suas equipes e produções. A programação ainda contou com uma palestra do jornalista Eugênio Bucci, superintendente de Comunicação Social da Universidade de São Paulo e professor da Escola de Comunicações e Artes, também da USP. Ele falou sobre a importância das rádios universitárias e a parceria com as irmãs. “Eu estou, realmente, muito empolgado com esse encontro, muito empolgado mesmo. Eu trabalho com rádio pública há algum tempo e vejo que nós estamos em um período muito favorável e promissor. O rádio é um veículo de extrema importância no Brasil. Nós temos um acervo de conteúdo e equipes dedicadas; nós temos emissoras que, se trabalharem juntas, podem fazer um serviço de esclarecimento público sem paralelo”, ressaltou.

“É a rádio quem conversa com o ouvinte. É a rádio que conta o que a universidade faz. Quando a Unesp consegue contar o que ela faz na USP, na Unicamp, na UFSCar, ela está cumprindo o seu papel de divulgar o que produz e de dar satisfação do dinheiro público que é investido na universidade. Então, eu acho que a parceria entre as rádios só agrega para as próprias instituições e para o público”, analisou Liene Castro, editora-chefe de jornalismo da Rádio Unesp.

Importância da parceria

 

 

Patrícia Lauretti – Foto: Arquivo pessoal

As emissoras de rádio são uma das mais importantes ferramentas que promovem a interface entre as universidades e a sociedade, segundo Ferraz Junior, responsável pelo jornalismo da Rádio USP em Ribeirão Preto. “Integrar as emissoras parceiras deixa a comunicação mais robusta, diversificada e com maior alcance na transmissão das notícias de ensino, pesquisa e extensão”, afirma o jornalista.

Para Cinderela Caldeira, responsável pelo jornalismo da Rádio USP em São Paulo, a parceria veio para ficar e crescer. “Para nós, é importantíssima essa parceria. Debatemos por horas e temos muito para fazer para a gente deixar isso mais forte ainda”, destacou. Patricia Lauretti, coordenadora de Rádio e TV da Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp, lembrou que, depois de anos passando por ataques, as universidades vivem outro momento político e, por isso, mais do que nunca, é preciso ampliar as vozes das instituições que produzem ciência. “Essa parceria com as rádios tem esse poder de levar informação qualificada para as pessoas”, concluiu.

Cinderela Caldeira – Foto: Arquivo pessoal

Rosemeire Talamone, representante da Rádio USP Ribeirão, lembrou que essa parceria começou de forma tímida, a partir de um convite da jornalista Liene Castro, da Rádio Unesp, para a troca de informações e conteúdos com a Rádio USP Ribeirão. “A Liene também foi a responsável por agregar as demais universidades, o que pode render uma história de sucesso a ser replicada e quem sabe abrir espaço para outras parcerias.”

No período da tarde, em reunião técnica, os representantes discutiram formas de ampliação do compartilhamento de conteúdo produzido por cada emissora, que passa pela padronização de tempo e formato, a criação de vinheta personalizada –  a ser veiculada por todas as emissoras – e a discussão e produção de pautas conjuntas sobre temas importantes para o País, mas negligenciados pela grande imprensa.

No final do evento, foram decididos os termos de documento a ser encaminhado aos responsáveis pela comunicação das universidades envolvidas, com o objetivo de formalizar a parceria, e um representante de cada emissora participou de um bate-papo que foi ao ar pela Rádio UFSCar. 

Com informações de Eduardo Sotto Mayor, da Assessoria de Imprensa da UFSCar

FONTE: JORNAL DA USP

Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta