» » Exposição reúne sons e imagens sobre a história do rádio




Áudios históricos, jingles, equipamentos, músicas e programas que marcaram gerações ajudam a contar o centenário de um dos mais importantes meios de comunicação do país. O material está reunido na exposição “Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu”.

A realização é da Fundação Padre Anchieta e do Solar Fábio Prado, com apoio da Cultura FM, Rádio Cultura Brasil, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão e AESP – Associação das Emissoras do Estado de São Paulo.

A mostra propõe uma viagem imersiva à história do rádio no Brasil, por meio de diferentes recursos, QR Codes, cenografia e ambientes lúdicos. O visitante será transportado para diferentes períodos e programas, como o Repórter Esso, que estreou na Rádio Nacional, em 1941, e teve Heron Domingues entre os apresentadores.

A evolução tecnológica do rádio é um dos focos da exposição assinada pela Caselúdico, com curadoria do radialista e professor Elmo Francfort, diretor do Museu Brasileiro de Rádio e Televisão e coordenador do Centro de Memória da Abert. Cerca de 40 equipamentos produzidos a partir de 1941 pela fábrica Tonbras, responsável pelas marcas Flórida e Canadian, estarão expostos.

O impacto do rádio na vida doméstica e no cotidiano das famílias brasileiras é outro aspecto. Segundo o curador Elmo Francfort, o público poderá ouvir áudios produzidos por entidades de radiodifusão em 26 estados e no Distrito Federal. A ideia é apontar que o rádio está em todo lugar, por meio de sons, sotaques e programas regionais.

“Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu” abre para convidados nesta terça (20). O público terá acesso à visitação de 21 de junho a 20 de agosto, no Solar Fábio Prado. Avenida Brigadeiro faria Lima, 2705. A visitação será de terça a domingo, das 10h às 18h. Ingressos a R$10, com entrada gratuita às sextas-feiras.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Digital.

FONTE: PORTAL CULTURA

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta