quarta-feira, 5 de julho de 2023

Grande São Paulo já conta com 14 estações de eFM ativas em seu dial

Registro de um receptor sintonizado em FM 86.7, em São Paulo / crédito: Maurício Viel




Com pouco mais de dois anos desde sua oficialização, o eFM (FM estendido) avança rapidamente em termos de ocupação em São Paulo. Somente na área de influência da capital paulista, há 14 emissoras ativas na faixa estendida. O ritmo acelerado, que não é acompanhado por outros mercados que terão a faixa estendida ativa neste primeiro momento, mostra como a migração AM-FM estava represada na Grande São Paulo, que aguardava pela liberação do eFM para poder implantar suas estações.

O eFM foi liberado oficialmente em maio de 2021, com São Paulo iniciando o processo com três estações já ativas, porém em modo experimental, ou seja, sem suas estruturas definitivas instaladas. Na época, entraram no ar a Rádio Capital FM 77.5 (originada de AM 1040) e a Rádio Cultura Brasil FM 77.9 (originada de AM 1200), além do surgimento de uma nova estação pública, a Rádio Nacional FM 87.1. Hoje, essas emissoras já estão encaminhando suas estruturas definitivas, com a Rádio Capital e a Rádio Nacional operando como classes especiais a partir do Pico do Jaraguá.

Na segunda-feira (3), a lista de rádios no eFM foi ampliada com o surgimento da "Rádio Apollo". Trata-se do processo de migração AM-FM da AM 1370, canal que já carregou marcas como Rádio da Cidade e Rádio Iguatemi, e é originado em Itapevi. Atualmente, em 86.7 FM, a nova estação experimental retransmite a Estilo FM, de formato adulto-contemporâneo, reforçando a cobertura na Grande São Paulo da atual Estilo FM 93.3 (que opera a partir da Serra do Mar, sendo uma concessão de Cubatão).

A expectativa do setor é de que, quanto mais rádios operem na nova faixa do FM, maiores serão as chances de popularização das novas frequências, ampliando o coro de divulgação relacionado à expansão do FM. O rápido crescimento apresentado pela Jovem Pan News FM 76.7, conforme relatado pelo tudoradio.com, também sugere um cenário positivo quanto à possibilidade de acesso ao eFM por parte da população. Porém, por enquanto, o desafio está no aumento da oferta de receptores que suportam a faixa estendida.

Outro fato curioso que evidencia a evolução da ocupação do eFM em território paulista é o uso da mesma frequência por duas rádios migrantes de AM para FM, porém localizadas em regiões diferentes. A Rádio ABC FM 81.9, de Santo André (Grande São Paulo), está na mesma frequência que a Rádio Brasil FM 81.9, de Santa Bárbara d’Oeste (Grande Campinas).

Confira abaixo a lista atualizada de eFMs ativas em território paulista. Em negrito estão as estações que podem ser sintonizadas com facilidade na Grande São Paulo. Ao todo são 21 estações nesta situação.

76.7 FM - Jovem Pan News - São Paulo
77.5 FM - Rádio Capital - São Paulo
77.9 FM - Rádio Cultura Brasil - São Paulo
79.5 FM - Rádio São Paulo - São Paulo
79.7 FM - Rádio Bragança - Bragança Paulista
79.9 FM - Rádio Nova Difusora - Osasco
80.1 FM - Class FM - Sorocaba
80.7 FM - Super Rádio - São Caetano do Sul
80.9 FM - Rádio RBC Belém - Ibiúna
81.9 FM - Rádio ABC - Santo André
81.9 FM - Rádio Brasil - Santa Bárbara d'Oeste
82.5 FM - Rádio Azul - Americana
82.9 FM - Melhor FM - Limeira
83.1 FM - Rádio Vibe Mundial - Santa Isabel / São Paulo
84.3 FM - Rádio Nova Morada - São Paulo
84.7 FM - GRU FM - Guarulhos
85.3 FM - Rádio Bandeirantes - Ribeirão Preto
85.7 FM - Rádio Bandeirantes - Campinas
86.3 FM - Rádio Bandeirantes - São Paulo
86.7 FM - Estilo FM / Apollo - Itapevi / São Paulo
87.1 FM - Rádio Nacional - São Paulo

Outra região do Brasil que possui um número um pouco maior de eFMs ativas é a Grande Porto Alegre e a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Por lá são seis estações nesta condição, conforme já noticiado anteriormente pelo tudoradio.com.


Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta