» » São Paulo volta a contar com oito FMs acima de 2 milhões de ouvintes únicos em cada estação

 





São Paulo retomou o recorde de oito estações em FM cujo alcance de 30 dias e o total de ouvintes únicos superam a marca de 2 milhões em cada frequência. Esse feito foi possível devido ao retorno da 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) a essa condição, um dos patamares históricos da FM paulistana nesse aspecto. Esse acontecimento elevou o alcance geral do FM paulistano, mesmo com a redução de estações acima de 1 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias em comparação com medições anteriores. Veja os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os locais/trimestre maio a julho de 2023):

O progresso da 89 FM A Rádio Rock posiciona o rádio de São Paulo novamente em um marco histórico para o setor. O tudoradio.com tem ressaltado nos últimos meses que o número de estações acima do patamar de 2 milhões de ouvintes diferentes em 30 dias está em seu nível mais alto desde 2021, variando entre sete e oito emissoras nesse intervalo. Anteriormente, era comum ter entre três a cinco (no pico) FMs acima da marca de 2 milhões nesse critério.

Atualmente, o maior número é registrado pela Band FM 96.1 (popular/hits), que voltou a ultrapassar a barreira dos 2.8 milhões de ouvintes únicos em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais). Em sequência, temos a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) com 2.46 milhões e Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) com 2.2 milhões, FM que continua em ascensão.

Também em crescimento, a Nativa FM 95.3 (popular/sertanejo-romântica) registra 2.16 milhões, seguida pela Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) com 2.15 milhões, Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) com 2.078 milhões, Gazeta FM 88.1 (popular/hits) com 2.074 milhões e a já mencionada 89 com 2.02 milhões de ouvintes únicos em 30 dias.

Quanto às estações com mais de 1 milhão de ouvintes, número que atualmente está em 17 FMs nessa condição, esse é o padrão dos últimos anos, porém a maioria dessas rádios apresentava números inferiores aos atuais. Cerca de 10 anos atrás, era comum ter três FMs acima de 2 milhões em alcance e aproximadamente 12 estações acima de 1 milhão.

A lista de 17 FMs é completada pelas rádios Transcontinental FM 104.7 (popular/hits), Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits), Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes), Kiss FM 92.5 (adulto/rock), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes), Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional) e BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes).

Os números alcançados por essas FMs no dial de São Paulo evidenciam o impacto do rádio na vida cotidiana da população, com cada estação conquistando números que as colocam entre os maiores canais de comunicação em alcance do mundo. Isso é resultado da relevância dos projetos executados pelas emissoras e do tamanho do mercado da Grande São Paulo, um dos maiores do mundo.

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio da Grande São Paulo.

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta