Alunos entrevistam professores durante programação da rádio LCO, em Penápolis (SP) — Foto: Arquivo pessoal |
Estudantes de Penápolis (SP) aprendem na escola como é a rotina de uma rádio. Os alunos são os locutores e repórteres, enquanto os entrevistados podem ser os próprios colegas, professores e até convidados especiais.
O projeto da rádio LCO, abreviação do nome da Escola Estadual Luiz Chrisóstomo de Oliveira, começou em 2022, a partir de uma iniciativa do grêmio escolar.
Inicialmente, a programação era transmitida em caixas de som espalhadas nos corredores e pátio, mas o projeto expandiu e agora é online. Ou seja, de qualquer parte do mundo é possível ouvir a rádio LCO.
"A rádio online foi além do que imaginamos. O link da rádio acabou chegando nas famílias e as crianças se empolgaram. Dentro das salas são realizadas as atividades e os alunos querem ouvir suas vozes na rádio", diz o vice-diretor da escola, Renato Costenaro.
A programação conta com músicas, recados de familiares dos alunos e também diversos quadros que abordam variados temas estudados em sala de aula.
"É superdivertido. Tem música, os professores acompanham e os alunos conversam. Eu já participei, falei sobre o aniversário da escola para a rádio", explica Francine Duarte, de 10 anos.
"Achei uma iniciativa muito boa, principalmente para os alunos e professores, pois sentamos no pátio e escutamos as músicas da rádio", conta o estudante de 11 anos, Ítalo Domingos.
Segundo o vice-diretor da escola, entretenimento e informação fazem parte da programação diversificada da rádio, e os alunos acabam desenvolvendo habilidades importantes.
"Habilidades de oralidade, comunicação, de desenvolvimento de protagonismo juvenil, então trabalhamos dentro da sala de aula e a possibilidade deles virem na rádio desenvolve a prática teórica", explica.
FONTE: G1