» » Tempo médio de consumo de rádio ultrapassa 3 horas diárias em Portugal




Durante muitos anos, o mercado de rádio de Portugal foi referência artística para muitos brasileiros, incluindo profissionais daqui que fizeram parte de suas carreiras por lá, no país europeu. Nos últimos anos, houve uma transformação significativa nos grupos de rádios, com destaque para a chegada da gigante Bauer. Mas qual a relevância do rádio português para os ouvintes? Segundo levantamento da Marktest, a performance do meio é destacada, com, diariamente, 5,28 milhões de portugueses escutando as emissoras locais.

Segundo a Marktest, os ouvintes em Portugal dedicaram, em média, três horas e nove minutos (3h09) por dia ao rádio durante o primeiro semestre do ano. Este valor, entretanto, varia conforme a região, gênero, idade ou classe social dos ouvintes, com a pesquisa detalhando esses recortes por localidade.

Por regiões do país, os ouvintes residentes na área 'Litoral Centro' foram os que mais tempo dedicaram a ouvir rádio no último semestre, com três horas e 17 minutos (3h17, sendo oito minutos a mais que a média). No Litoral Norte (03h09) e no Interior Norte (03h11) também foram observados valores acima da média.

Na Grande Lisboa, o tempo registrado é igual à média nacional, de 3h09. O Sul, com um tempo de 3h03, ficou levemente abaixo da média (seis minutos a menos que a média) e o Grande Porto foi a região que registrou a duração média diária mais baixa (02h58).

O maior volume de tempo dedicado ao rádio é de três horas e 58 minutos, volume registrado entre pessoas de 34 a 44 anos, sendo que os maiores consumos de rádio foram observados entre homens, indivíduos de 35 a 54 anos e da classe social média baixa. Os dados são do Bareme Rádio, da Marktest.

Ainda de acordo com o estudo, 5 milhões e 288 mil residentes no continente português com 15 anos ou mais escutam rádio (audiência acumulada de véspera – AAV), número que representa 61,6% do universo analisado. Esse percentual é similar ao alcance de 1 dia, já que AAV se refere ao número total de pessoas diferentes que ouviram um determinado programa/estação de rádio em um período específico, geralmente nas últimas 24 horas anteriores à pesquisa.

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta