A JB FM 99.9 do Rio de Janeiro tornou-se oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Povo Carioca. O Projeto de Lei, que é resultado de uma iniciativa legislativa proposta pelos vereadores Zico, César Maia, Celso Costa e Carlo Caiado, foi promulgada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, destacando a relevância da emissora para a cultura local.
Com esse reconhecimento, a JB FM passa a fazer parte de um seleto grupo de manifestações culturais imateriais que têm um papel especial na vida dos cariocas, como a Banda de Ipanema, bares históricos, escolas de samba, a Bossa Nova e a torcida do Flamengo. “A Rádio JB FM tem sido uma voz constante na narrativa cultural do Rio de Janeiro, documentando eventos importantes e promovendo a música brasileira com uma programação que valoriza tanto os artistas consagrados quanto os emergentes”, destacou a justificativa da lei.
A emissora entrou oficialmente no ar no dia 23 de agosto de 1973, com momentos de veiculação simultânea com a extinta Rádio Jornal do Brasil AM. A JB FM acompanhou mudanças significativas na cidade, cobrindo eventos culturais, manifestações populares e transições políticas e sociais. Essa trajetória contribuiu para que a rádio se tornasse uma testemunha viva do desenvolvimento do Rio de Janeiro, preservando memórias importantes e promovendo a história local.
Em 2023, a JB FM completou 50 anos e vem realizando uma série de eventos para celebrar a marca. Um deles, é o tradicional Show de Aniversário da JBFM, que é realizado desde 1995, por isso é considerado um evento regular do calendário cultural do Rio de Janeiro. Nomes como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ana Carolina, Gal Costa, Lenine, Adriana Calcanhotto, Djavan, Lulu Santos, entre outros, já participaram do evento nas edições anteriores.
No ano passado, a festa de aniversário da emissora teve convidados como Luedji Luna, Léo Jaime, Paulo Ricardo, Samuel Rosa, Toni Garrido, Lucas Mamede, Anavitória, Luciana Mello, Roberto Menescal, Ana Lu, Paula Toller, Roberta Sá e Adriana Calcanhotto. Nessa festa, a direção musical ficou por conta do Pretinho da Serrinha e a direção artística de Jorge Espírito Santo.
Além da JB FM, outra emissora que também é patrimônio imaterial do Rio de Janeiro é a FM O Dia FM 100.5. A rádio foi reconhecida conforme a Lei nº 7.944, sancionada em 19 de junho de 2023 e proposta pelo vereador Marcelo Arar.
FONTE: TUDORADIO.COM