A Rádio Tubá completou, nesta quarta-feira (8), 77 anos de história. No dia 4 de novembro de 1946, em Tubarão, Antônio Dácio de Farias adquiriu um aparelho de alta potência, da empresa Brygton e Cia., de São Paulo.
Surgia, então, a Empresa de Propaganda Tubá. Esta sociedade foi registrada no dia 28 de novembro de 1946, tendo como sócios Alcides Santos Nunes, como diretor-gerente; Edgar Cunha, diretor comercial; Antônio Dácio de Farias, diretor técnico; João Orlandi Corrêa, diretor-tesoureiro; Edgar Lemos e Antônio Nuernberg, diretores fiscais.
Em 22 de março de 1947, foi constituída a sociedade conforme normas exigidas pelo Serviço Rádio Elétrico do Departamento de Correios e Telégrafos do Ministério de Viação e Obras Públicas. No dia 8 de maio do mesmo ano, foi registrada a Sociedade Rádio Tubá Ltda. na Junta Comercial do Estado.
Um ano mais tarde, em 1948, João Orlandi Corrêa, Antônio Nuernberg e Edgar Cunha rescindiram a sociedade e o engenheiro Annes Gualberto passou a ser o novo sócio.
A Diocese de Tubarão adquiriu as cotas de Annes Gualberto em 1957, e, dois anos depois, as cotas que faltavam de Edgar Lemos, indicando assim, como diretor, o padre Raimundo Ghizoni.
As instalações da Tubá ficaram por muitos anos na parte superior do prédio em frente à Praça Centenário, em Tubarão. No final da década de 60 se transferiu para as proximidades da Catedral Diocesana, onde permanece até hoje.
A Rádio Tubá teve um papel fundamental na enchente de 1974, sendo a última da cidade a parar com a transmissão. Em 1976 a empresa restaurou sua estrutura e também os transmissores, procurando trazer melhor qualidade sonora aos ouvintes.
O histórico veículo de comunicação é filiado à Signis Brasil, à Rádio Aparecida, à Radio Vaticano, e tem como diretor-geral o padre Rafael Uliano.
FONTE: PORTAL SUL AGORA