Fundações e associações interessadas em operar rádios comunitárias em 795 municípios de 21 estados brasileiros têm até o dia 14 de março para enviar suas propostas. A iniciativa faz parte da seleção pública para a operação dessas emissoras, que desempenham um papel essencial na democratização da comunicação e na promoção da cultura local.
Os municípios contemplados estão distribuídos da seguinte forma: 15 no Acre, 27 em Alagoas, 22 no Amazonas, um no Amapá, 69 na Bahia, 20 no Ceará, 19 no Espírito Santo, 57 em Goiás, 44 no Maranhão, 205 em Minas Gerais, nove em Mato Grosso do Sul, 46 no Mato Grosso, 24 no Pará, 44 na Paraíba, 14 em Pernambuco, 69 no Piauí, 23 no Rio Grande do Norte, 17 em Rondônia, nove em Roraima, 18 em Sergipe e 43 no Tocantins.
De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a medida fortalece a radiodifusão comunitária e amplia o acesso à informação e à cultura em diversas regiões do país. “Nossa meta é democratizar a comunicação e promover a inclusão digital. O governo Lula quer garantir que ninguém fique para trás, e as rádios comunitárias têm um papel fundamental na promoção da cultura regional e na diversificação da comunicação, especialmente em locais onde há poucas emissoras. Com mais esse edital, vamos fortalecer ainda mais a radiodifusão”, destacou o ministro.
Todos os detalhes do edital n. 217/2024 podem ser conferidos neste link.
Com informações do Mcom